Manifesto
Pela vitória do PT! Não à aliança com o PSD!
Aos companheiros das direções nacional, estadual e municipal do Partido dos Trabalhadores
Pela imprensa tomamos conhecimento de que o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, estaria propondo uma aliança com o PT para as próximas eleições municipais. O atual prefeito de São Paulo procurou o ex-Presidente Lula e outros petistas com o objetivo de indicar o candidato a vice do pré-candidato à Prefeitura, Fernando Haddad.
Entendemos que essa aliança não pode acontecer. O PT se pautou, nos últimos 7 anos, por uma política de oposição ao modelo higienista, excludente e autoritário implementado pela prefeitura na cidade de São Paulo. No Congresso das Direções Zonais de Maio de 2011, foi aprovada democraticamente pela militância petista uma resolução com o seguinte conteúdo:
“(...)reafirmação do caráter de oposição do PT à gestão Kassab, em particular num momento onde o prefeito se movimentava pela criação de seu partido e acenava com uma integração à base do governo Dilma, provocando confusão em setores da direção e da militância partidária.
(...)”
(...)”
Ao longo de toda a gestão Kassab, a bancada do PT na Câmara foi firme na defesa dos interesses do nosso povo, questionando e denunciando no plenário e através de outros mecanismos, os desmandos dessa gestão, que sempre pautou suas escolhas políticas pelo privilégio de seus aliados em detrimento da população.
A gestão Kassab fez escolhas políticas às quais o PT sempre se opôs, quer seja por meio de sua bancada na Câmara, quer seja por meio da militância, nos movimentos populares. Lutamos contra a militarização das subprefeituras, contra o ataque aos conselhos municipais, orçamento participativo e outros fóruns de democracia participativa e controle social, contra a internação compulsória de crianças e adolescentes, contra a truculência da guarda civil metropolitana, por políticas de habitação e moradia não excludentes, pelo fortalecimento do caráter público do SUS, contra a falta de vagas em creches, enfim, por uma cidade mais justa e menos desigual, conforme os princípios do modo petista de governar. Apesar de nossos esforços, foi muito por causa da gestão Kassab que não conseguimos sentir em São Paulo muitos dos avanços do Governo Federal.
Entendemos que estar na prefeitura é central para o Partido dos Trabalhadores, e sabemos do poder transformador do modo petista de governar. Temos um candidato que representa trazer para São Paulo tudo o que os governos Lula e Dilma fizeram e estão fazendo pelo Brasil. Entendemos que as alianças são importantes para dar viabilidade eleitoral à candidatura de Fernando Haddad. Entretanto, acreditamos que a política de alianças não pode atentar contra o programa do Partido dos Trabalhadores, e acreditamos que fazer uma aliança com o PSD de Kassab seria uma medida contraditória, que em nada combina com a postura combativa acertadamente adotada pelo PT
As alianças que devemos buscar são as que nos permitam ganhar para governar a favor do povo, revertendo a política do PSD-PSDB que há 7 anos está governando a serviço de forças retrógradas, e contra o povo pobre e trabalhador de São Paulo.
Para ganharmos as eleições em 2012, precisamos da militância na rua, de cabeça erguida, lutando por este projeto e acreditando que o PT é o melhor para a cidade. Precisamos construir uma campanha que não atropele as instâncias democráticas de nosso partido e precisamos, principalmente, de uma campanha que esteja de acordo com os ideais que este partido sempre defendeu ao longo dessa história que tanto orgulha nossa militância.