Amigos Amigas do MOVIMENTO CRECHE DE QUALIDADE (MCQ) e da REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Voltaremos dia 12 de Novembro de 2013, às 9,00 horas da manhã, na Prefeitura de São Paulo para dar continuidade às reivindicações.
Desde o inicio do ano de 2013, estamos conversando com a Secretaria Municipal de Educação e com a Secretaria de Assistência Social visando sempre o aumento da oferta de vagasprincipalmente nas periferias e regiões mais pobres, até porque foram elas que elegeram o prefeito Haddad, e a melhora na qualidade dos convênios por manter hoje um aspecto meramente econômico e de característica de terceirização deserviços. Formamos assim dois grandes movimentos, o MCQ – Movimento de Creche com Qualidade e Rede SAS – rede das entidades de assistência Social.
No movimento por Creche nossa pauta foi principalmente a criação de um Plano de Meta para os próximos 3 anos, que contemplasse 10 itens. São eles:
· Aumento em 25% na Per Capta/dissídio coletivo, (Não fomos atendidos)
· Aumento das horas para formação, (não fomos atendidos, os professores continuam com asmesas horas de formação)
· Recesso Escolar em Julho e férias em Janeiro, (atendidos)
· Alimentação,(atendidos)
· Aberturade novas Creches, ( não fomos atendidos, as portarias para novas creches nasperiferias continuam com formado que dificulta a ampliação de vagas).
· Carga horária de trabalho para professores de 30 horas semanais, (não fomosatendidos, os professores das creches conveniadas continuam sendo na cidade osque tem a maior carga horária de trabalho e os menores salários, outras cidadecomo Guarulhos já conseguiram resolver esta situação).
· AvaliaçãoInstitucional que garanta qualidade no atendimento, (não fomos atendidos).
· Elaboraçãode um plano de assistência médica preventiva que vise a saúde de crianças ecolaboradores, (Não fomos atendidos)
· Instituição do CEU na creche (não fomos atendidos, creche continua ainda sendo lugar para deixar a criança)
- Visita do Secretario da Educação com a rede conveniada das 5 regiões(atendidos, o Secretario passou em todas as regiões da cidade de São Paulo conversando com as organizações que mantém as creches.
Deste modo, dos 10 itens dapauta, fomos atendidos em apenas 3, conseguindo um aumento na per capta de 7%,menor inclusive que o dissídio coletivo obtido pela categoria. E, o pior, aprefeitura ainda NÃO APRESENTOU UM PLANO PARA A CATEGORIA QUE CONTEMPLE OS ANOSDE 2014, 2015 e 2016.
Na rede de Assistência Social , nossas pautas eram:
· REVISÃODAS PORTARIAS 46 E 47; (NÃO FOMOS ATENDIDOS)
· REFORMULAÇÃODO QUADRO DE RECURSOS HUMANOS; (NÃO FOMOS ATENDIDOS)
· ADEQUAÇÃODA TABELA DE CUSTEIO; (NÃO FOMOS ATENDIDOS)
· EFETIVAÇÃODA 13ª PARCELA; (NÃO FOMOS ATENDIDOS, A EQUIPE DE GOVERNO DISSE QUE PRECISAAVALIAR SE TERÁ CONDIÇÕES DE PAGAR ESSA PARCELA).
· VERBA DEIMPLANTAÇÃO E DE ADEQUAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS; (NÃO FOMOS ATENDIDOS)
· MELHORA NOSPROCESSOS DE FORMAÇÃO (NÃO FOMOS ATENDIDOS).
Na Secretaria deAssistência Social, a exemplo do que ocorreu na Educação, a única conquista foio aumento da verba no valor de 7%. Não houve qualquer outro avanço sobre os itens da pauta.
Incansavelmente discutimoscom as duas secretarias item por item do que solicitamos. Reunimos grupos,organizações, pais e comunidade. As respostas são sempre as mesmas. Segundo aequipe do governo, a grande culpa de tudo o que está acontecendo foi o recuo deR$ 0,20 no aumento da passagem de ônibus,o que deixou a prefeitura sem dinheiro.
Vamos recordar?
OPovo das PERIFERIAS, o mais EXCLUÍDO DASCRECHES E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, acreditou no PLANO DE METAS DO PREFEITO HADADPARA 2013-2016 e por isso lhe garantiu a vitória nas urnas: CidadeTiradentes: 80,09%; Itaim Paulista: 73,56%; Ermelino Matarazzo: 65,29%; Guaianases:77,86%; São Miguel P: 66,69%; Vila Jacuí: 67,83%; Jardim Helena: 73,84%; PonteRasa 57,11%; Cangaíba: 54,5%... Foi a população - das PERIFERIASMAIS EXCLUÍDAS- que deu a vitória ao Prefeito
Resultado: O governo não apresenta metas, propostas, planos ou projetos que contemple essas áreas.
Por isso, voltaremos aprefeitura para continuar exigindo que as pautas lançadas tanto na Secretariade Educação quanto na Secretaria de Assistência Social sejam ATENDIDAS.... DIA12/11/2013 ás 14:00 horas, novo encontrocom o Prefeito Fernando Haddad!!!!! Vamos repetir incansavelmente que O Povo das PERIFERIAS, o mais EXCLUÍDO DAS CRECHES E DAS POLÍTICASPÚBLICAS, acreditou no PLANO DE METAS DO PREFEITO HADAD PARA 2013-2016 e porisso lhe garantiu a vitória nas urnas: Cidade Tiradentes: 80,09%; Itaim Paulista: 73,56%; ErmelinoMatarazzo: 65,29%; Guaianases: 77,86%; São Miguel P: 66,69%; VilaJacuí: 67,83%;Jardim Helena:73,84%; Ponte Rasa 57,11%; Cangaíba: 54,5%... Foi a população - das PERIFERIASMAIS EXCLUÍDAS- que deu a vitória ao Prefeito