quarta-feira, 24 de setembro de 2014

mais uma conquista a favor de São Paulo Ação da Prefeitura facilita vida de idoso usuário do bilhete único em SP

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12 de Setembro de 2014

Medida irá beneficiar mais de 860 mil passageiros idosos
Idosos não precisam mais fazer renovação anual do Bilhete Único

A vida dos idosos que utilizam transporte público na cidade de São Paulo vai ficar um pouco mais fácil. Com o apoio operacional da Prodam à Secretaria de Transportes do município, os usuários do Bilhete Único do Idoso (pessoas com sessenta anos ou mais) não precisarão mais renovar, anualmente, o benefício que garante a gratuidade para esses usuários aos transportes públicos municipais.
Isso porque, a partir de agora, a Prodam viabilizará que a SPTrans, que controla o cadastramento e a emissão do Bilhete Único, passe a cruzar mensalmente o cadastro do Bilhete Único com os dados sobre óbitos no município de São Paulo, isso graças a uma parceria com o Iprem (Instituto Previdenciário Municipal), que tem acesso ao Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi), do Ministério da Previdência Social. O Sisobi recebe informações de todos os óbitos ocorridos no país enviadas pelos cartórios.
Rodolfo Marincek Neto, gerente de Relacionamento de Serviços Urbanos (GRU), esclarece que, graças a interveniência da Prodam, o idoso não precisará mais comparecer todo ano nos postos para revalidar seu cartão. “Essa é uma das iniciativas da prefeitura para o projeto Fila Zero. O sistema da SPTrans irá fazer um filtro das informações e eliminará o bilhete das pessoas falecidas”, diz. Segundo Rubens de Castro Carneiro Júnior, coordenador do Núcleo de Mobilidade e Serviços, da GRU, como a Prodam atende vários órgãos municipais, entre eles o Iprem e a SPtrans, foi possível viabilizar a transferência de dados de um órgão a outro. “Quando passamos a visualizar a gestão municipal como um todo, e não como áreas estanques, essas possibilidades surgem. Esse é um diferencial competitivo da Prodam”.
O projeto foi apresentado em coletiva de imprensa, na quarta-feira (10/9), por Adauto Farias, diretor de Gestão da SPTrans. Ele explicou que a medida busca reduzir as filas e melhorar a qualidade do atendimento nos postos das subprefeituras. De acordo com Adauto, quase metade dos atendimentos realizados pelas subprefeituras são para revalidação do cartão. “O cadastro ativo de idosos tem em média 863 mil nomes cadastrados. Em agosto, os postos atenderam quase 86 mil idosos, sendo que 40 mil desses atendimentos eram para revalidação do cartão”, destacou.
Outros benefícios aos idosos também foram divulgados pela SMT, como a opção da solicitação da 1ª via do Bilhete Único pelo Correio e, no caso, de perda ou desgaste do cartão, o pedido pode ser feito pelo 156. Nos dois casos, o usuário receberá o cartão em casa, em um prazo de até 20 dias.
Os dados dos óbitos deverão, futuramente, ser utilizados pela Prodam em outros sistemas da SPTrans. “O próximo passo é utilizar esse mesmo cadastro para atualizar o cartão de estacionamento para idoso e do cadastro de taxistas licenciados pela prefeitura”, antecipa Rodolfo Marincek. Participa também deste projeto, a Gerência de Processos de Gestão Administrativa (GRA), área conduzida por Ralf Lincoln de Paiva, e que atende ao Iprem.


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